quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Restaurações profundas x Tratamento de canal

- Doutor, fiz uma restauração recentemente e meu dente está sensível. É normal?

Considerando que o tratamento restaurador foi bem executado e sem falhas, inicialmente devemos verificar o quão profunda é a restauração. Entenda-se profundidade de restauração a proximidade desta com a polpa (tecido vivo no interior do dente - vulgarmente chamado de nervo). Não se trata de um medida exata, já que cada dente e cada paciente apresentam situações diferentes e conformações anatômicas diferentes. Nas fotografias que seguem, exemplificamos duas condições distintas:


Situação 1 - Corte longitudinal de um dente molar onde identificam-se as três estruturas básicas que compõem o elemento dental: Esmalte (externo), Dentina (intermediário) e a Polpa (interno). Podemos verificar que neste caso a polpa (vermelho claro na seta) reagiu (retração) à restauração (R) e ao forramento (F), ambos profundos, mas manteve sua vitalidade. Nestes casos, é comum uma sensibilidade inicial (frio e doces em especial), mas que deverá desaparecer em pouco tempo.



Situação 2 - Corte longitudinal de um dente molar onde identificam-se as três estruturas básicas que compõem o elemento dental: Esmalte (externo), Dentina (intermediário) e a Polpa (interno). Podemos verificar que neste caso a polpa (escuro na seta) reagiu mal à restauração (R) e ao forramento (F), ambos profundos, perdendo sua vitalidade (necrose). Nestes casos, é comum uma sensibilidade inicial (frio e doces em especial), manutenção desta sensibilidade por mais tempo e consequente abscesso a médio e longo prazo.


Em ambos os casos, evidentemente não podemos fazer estes cortes longitudinais nos dentes para podermos avaliar em que situação o caso se apresenta. O endodontista faz radiografias e testes de vitalidade/sensibilidade de modo a ter um diagnóstico e poder determinar se é ou não necessário o tratamento de canal do dente afetado. Muitas vezes, a sensibilidade pós-restauração é considerada normal quando a dor é somente provocada (não espontânea), leve e passageira. Em casos contrários, muitas vezes se torna necessária a intervenção do endodontista. É importante saber que, na maioria das vezes, tal sensibilidade não é responsabilidade do Cirurgião-dentista que executou a restauração. Também independe do tipo de material restaurador utilizado (amálgama, resina composta, compômeros, cerômeros etc). Mas é comum o paciente "ir levando" e convivendo com esta sensibilidade... Sempre alerto meus pacientes para que os mesmos façam visitas periódicas de controle e proservação destes casos, de modo a evitar "surpresas desagradáveis" como dor violenta, desconforto e inchaço em muitas situações em que não há dentista por perto ou disponível!

Um comentário:

  1. Oi acabei de fazer um tratamento de canal, e já a 4 dias sinto uma sensibilidade muito grande, mas não é de coisas geladas, ou quentes, metálicas, sinto esta sensibilidade quando aperto em cima do dente, na escovação(não da para escovar este dente), mastigar em cima dele nem pensar sinto uma dor(do tipo agulhada), mas ele não dói fora isso!!! É normal?

    ResponderExcluir